Avançar para o conteúdo principal

Honorato Clérigos, para amantes do hamburguer


Visitei o Honorato por puro acaso: encontrei o restaurante na aplicação do "The Fork" enquanto tentava decidir onde poderia ir jantar no centro do Porto durante a semana.
Como apresentava boa classificação e tinha disponibilidade de mesa, marquei reserva... e que bem que fiz!

Primeiramente, o restaurante fica muito bem localizado: logo ali ao lado da torre dos Clérigos, na entrada da Rua Cândido dos Reis. E em segundo lugar, mas não menos importante: tem hambúrgueres absolutamente deliciosos, que me deixaram realmente impressionado!
(Podem ver as localizações e contatos dos diferentes Honorato's do país aqui!)


Quando se entra no espaço do restaurante, dá-se imediatamente de caras com um quadro a giz no qual se pode ler "Para evitar filas de espera, por favor não espalhe que comeu aqui o melhor hambúrguer do Porto" (pelos vistos estou a falhar ao pedido feito pelo restaurante). É uma frase simples, mas ambiciosa, que me deixou de imediato intrigado e ainda mais entusiasmado por provar o que ali se cozinha.


Fui sentado numa das mesas simpáticas do restaurante e foi-me entregue o menu. É um menu simples com 1 entrada, denominada de "mata-bixo", 14 opções de hambúrguer diferentes e 1 sobremesa, a famosa mousse de chocolate do Honorato. Duas das coisas mais interessantes que observei no menu foram:

  • Possuem uma opção "Troika", ou seja, uma versão mais em conta do hambúrguer (apenas com pão e carne);
  • E versões mini de todos os hambúrgues, que podem ser pedidas por quem come menos ou então por quem procura provar mais do que um hambúrguer durante a visita.
(Deixo aqui o link caso queiram ver todo o menu em pdf).


Infelizmente não pedi o "mata-bixo" como entrada e passei imediatamente para o hambúrguer (às vezes a gula fala mais alto!), mas pelo que percebi, o "mata-bixo" é feito com pequenas bolinhas de alheira panadas.
Pedi, então, um X-tudo, um hambúrguer com alface, tomate, queijo, bacon e ovo, e perguntaram-me o ponto da carne. Como acredito que um bom pedaço de carne deve ser sempre apreciado ligeiramente cru, pedi em ponto médio.

Quando chegou à mesa, era este o incrível aspeto do hambúrguer:


E o sabor não ficava nada atrás: cada dentada vem cheia de sabor e a carne é muito bem temperada, com o nível certo de sal e pimenta! O bacon é estaladiço e o ovo parece criado num qualquer episódio do Masterchef. As batatas era também deliciosas e bem fritas, mas quem brilha realmente no mundo dos acompanhamentos é a maionese de alho!

Para fechar a refeição, pedi a famosa mousse de chocolate do Honorato. Como sou fã de mousse artesanal, não fiquei desiludido com a sobremesa: é um creme rico de chocolate, muito cremoso e ligeiramente espesso, que faz as delícias de quem, como eu, também é um amante da mousse tradicional.

Por fim, resta-me dizer que o ambiente do restaurante é bastante agradável, bem decorado, trendy e com staff muito atencioso, que nos recebe sempre com um sorriso e que está disposto a responder a qualquer dúvida. O preço médio do menu é bastante acessível e, uma vez que existem diferentes opções, também não faltam escolhas para os diferentes bolsos (e gostos!). Este é, sem dúvida, um dos restaurantes que  mais recomendo no Porto, especialmente para quem está à procura de um local descontraído, com boa comida, preços acessíveis e logo ali, no centro histórico da cidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer check-in online na Easyjet

1º Passo - Abrir o site da Easyjet e clicar em "Check-online" no canto superior direito. 2º Passo - Na janela que vai aparecer, preencher com o último nome do passageiro e com o número de referência da reserva que se encontra no email que recebeste. 3º Passo - Clicar na barra de "Check-in" do voo de ida. 4º Passo - Vai surgir uma janela para se optar por um seguro de viagem, no entanto eu nunca utilizo porque para além de achar que é um gasto supérfluo, penso que é desnecessário em viagens de pequeno curso. 5º Passo - Caso necessites de algum extra de última hora, como a possibilidade de escolher lugar ou adicionar bagagem de porão, este é o momento para o fazer. Caso contrário basta clicar em "Continuar para o check-in" no canto superior direito. 6º Passo - Este passo é referente a segurança a aeroportuária e contém avisos sobre o que não se pode transportar na mala de cabine. Após atentar sobre todos eles...

Hurghada, o refúgio do Mar Vermelho

Como não amar um destino que combina praias surreais num país com uma das mais ricas heranças culturais do mundo? Hurghada é um paraíso de águas que se apresentam em tons de azul que não sabíamos que existiam e o lar de recifes de coral que só imaginávamos possíveis em aquários. Tudo isto envolto numa hospitalidade como nunca vi em outro país árabe. Localizada na margem oeste do Mar Vermelho, Hurghada é uma estância balnear com um ponto de partida estratégico para descobrir o Egito, estando a cerca de quatro horas de autocarro de Luxor e a seis do Cairo. Estes tempos são drasticamente reduzidos se optarmos pelo avião. Se, por outro lado, o objetivo passa por acelerar de moto 4 no deserto, mergulhar por entre corais ou apenas relaxar ao sol, não há qualquer problema, a oferta é extremamente diversa. A parte complicada é chegar lá, sendo que, na época baixa, não existem voos diretos a partir de Portugal, obriga-nos a trajetos com escala a preços, muitas vezes, nada simp...

Palatium, o palácio do gourmet

Aproveitando a Restaurant Week do The Fork, jantámos à luz das velas no Palatium, o restaurante do Pestana Palácio do Freixo. Localizado na margem do rio, o Douro serve de cenário para um fim de noite perfeito, candidato a um conto de fadas. Para quem não conhece, o The Fork é uma aplicação disponível para iOS e Android, que permite reservar e obter descontos especiais em restaurantes e ainda acumular pontos por cada reserva, que posteriormente se transformam em descontos adicionais. No período da Restaurant Week, que decorre até 11 de Março, é possível degustar um menu completo em restaurantes conceituados por apenas 20€ por pessoa (as bebidas não estão incluídas). O menu da campanha dá-nos a opção de escolher um de dois pratos para cada momento da refeição,  sendo constituída pela entrada, prato principal e sobremesa. Na imagem vemos um creme de abóbora assado, sementes, requeijão e cebolinho, servido como entrada. Divinal! Para prato principal, optámos...