Avançar para o conteúdo principal

Medicamentos: o que precisa saber se for viajar de avião


Saber que medicamentos se pode levar numa viagem de avião é uma questão muito importante, não só para evitar atrasos no aeroporto, mas também para não ser barrado e ver a medicação deitada no lixo. 

Embora a maior parte dos medicamentos de venda livre, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, possam ser transportados sem problema, todos os que precisarem ser indicados por um médico, como os anti-hipertensores ou antidiabéticos, devem ser acompanhados de receita médica.

Assim, a regra de ouro é: Todos os medicamentos prescritos por um médico devem ser acompanhados da receita médica, idealmente em português e inglês.

Além disso, dependendo do país, ou países que se vai visitar, as leis sobre o uso de medicamentos variam (especialmente fora da União Europeia) e, por isso, deve-se sempre procurar saber sobre o tipo de medicamentos permitidos/de venda livre nesses países ou, melhor ainda, fazer uma consulta do viajante.

Regras básicas para viajar com medicamentos

Os medicamentos podem ser transportados na bagagem de mão. No entanto, para ter uma viagem tranquila, é aconselhado seguir algumas regras como:

  • Levar os medicamentos num local de fácil acesso, para possibilitar as diversas verificações de segurança necessárias;
  • Colocar toda a medicação dentro de uma bolsa de plástico, com um tamanho de 20x20 cm e de fácil abertura (os mesmos para transportar líquidos, que são fornecidos na maioria dos aeroportos);
  • Manter os medicamentos na caixa original, para facilitar a identificação dos mesmos;
  • Transportar xaropes em frascos com capacidade máxima de 100 mL, até um máximo de 1 litro. Caso seja necessário levar mais, é preciso ter receita médica;
Muitos dos medicamentos sólidos, como os comprimidos ou os pós, não levantam qualquer problema no aeroporto (desde que transportados em quantidades moderadas) e, por isso, se vai viajar com esse tipo de medicação, pode ficar mais descansado. No entanto, os injetáveis, xaropes e sprays são alvo de maior atenção e, dessa forma, devem sempre ser acompanhados da receita médica.

Em forma de resumo, o quadro seguinte contém a informação sobre a necessidade de receita médica dos principais tipos de medicamentos:

Vale a pena lembrar que além de estar em português, a receita médica também deve estar traduzida para inglês, ou qualquer outra língua que seja de mais fácil entendimento no país de destino, uma vez que será necessário regressar e passar pela segurança do aeroporto do destino.

Nota: as regras podem variar de acordo com a companhia aérea, assim como o país de destino e, por isso, é muito importante fazer uma pesquisa rápida na internet e ler as regras específicas de cada um.

Sugestão de medicamentos a levar em viagem

Ter alguns medicamentos por perto, especialmente quando se está fora de casa, pode ser um verdadeiro salva-vidas, pois é uma forma de diminuir desconfortos mais leves, que de resto poderiam estragar as férias.
Assim, alguns medicamentos de venda livre que nunca devem faltar numa bolsinha na mala são:

  • 1 analgésico e antipirético, como o Paracetamol: é ótimo para aliviar dores leves, dor de cabeça e diminuir a febre;
  • 1 anti-inflamatório, como o Ibuprofeno: pode ser usado para diminuir vários tipos de inflamações, como garganta inflamada ou dor de dentes;
  • 1 anti-histamínico, como a Cetirizina: para usar em situações de alergia (a comida ou picadas de insetos);
  • 1 antidiarreico, como a Loperamida: é a solução ideal em casos de diarreia, principalmente quando se viaja para um país com menos condições de higiene;
  • 1 anti-ácido, como o Hidróxido de alumínio: acaba rapidamente com a azia e a sensação de ardência no estômago;
  • 1 medicamento para o enjoo, como a Metoclopramida: ajuda a reduzir eficazmente o enjoo e a vontade de vomitar (uma dica: em SOS, coloque o comprimido debaixo da língua para um efeito mais rápido!)
Além disso, pode ainda adicionar uma pomada para queimaduras, um repelente de insetos e até soro fisiológico, pensos rápidos e algumas compressas para ajudar a limpar e tratar feridas pequenas.

Mas atenção, deve sempre falar com o farmacêutico sobre as doses recomendadas para si e para a sua família, assim como os horários de toma de cada medicamento.

Uma dica pessoal: se viajar para um país com menos condições de higiene alimentar, onde existe o risco de contrair uma gastroenterite, leve consigo também um bom probiótico, estes remédios são completamente naturais e ajudam a manter o intestino regulado, evitando o desenvolvimento de bactérias menos simpáticas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer check-in online na Ryanair

Mediante os preços praticados por esta companhia, é exigido ao cliente a realização do processo de check-in online, que consiste na recolha de dados pessoais dos passageiros. O check-in abre 30 dias antes de cada voo para reservas com assentos reservados e 7 dias antes para as restantes reservas, pode ser realizado até 2h antes da viagem. A falta da realização deste procedimento e a não apresentação dos cartões de embarque no aeroporto no momento da partida, pressupõe o pagamento de uma taxa suplementar de 70€. 1º Passo - Seleccionar a opção de check-in online na página inicial da Ryanair; 2º Passo - Escolher uma das opções para introduzir os dados da viagem. Eu opto sempre pela 3º uma vez que é a única que não exige o número de reserva nem outros dados específicos; 3º Passo - Será apresentada uma página com os prazos de abertura do check-in, entre outras informações adicionais. Após a sua leitura, clica em continuar. 4º Passo - Colocar um visto no no

Como fazer check-in online na Easyjet

1º Passo - Abrir o site da Easyjet e clicar em "Check-online" no canto superior direito. 2º Passo - Na janela que vai aparecer, preencher com o último nome do passageiro e com o número de referência da reserva que se encontra no email que recebeste. 3º Passo - Clicar na barra de "Check-in" do voo de ida. 4º Passo - Vai surgir uma janela para se optar por um seguro de viagem, no entanto eu nunca utilizo porque para além de achar que é um gasto supérfluo, penso que é desnecessário em viagens de pequeno curso. 5º Passo - Caso necessites de algum extra de última hora, como a possibilidade de escolher lugar ou adicionar bagagem de porão, este é o momento para o fazer. Caso contrário basta clicar em "Continuar para o check-in" no canto superior direito. 6º Passo - Este passo é referente a segurança a aeroportuária e contém avisos sobre o que não se pode transportar na mala de cabine. Após atentar sobre todos eles

Djerba, o paraíso turquesa

A ilha de Djerba encontra-se a poucos quilómetros da costa da Tunísia, estando ligada por uma "calçada romana" ao continente. O destino paradisíaco é cada vez mais procurado pelas suas águas quentes e cristalina, pela areia fina pontilhada por palmeiras e pelo clima mediterrâneo temperado com o calor árido trazido pelos ventos do deserto. Dada a escassez de água na ilha, a "calçada romana" permite também o fornecimento de água através de condutas que abastecem os luxuosos resorts turísticos. Eu recomendo o Seabel Aladin Djerba , um resort de 3 estrelas, com uma relação qualidade-preço imbatível, com praia privativa incrível e limpa, muita animação e uma piscina que bate qualquer estância de 4 estrelas. A melhor forma de chegar à ilha é através do Aeroporto de Djerba-Zarzis e neste caso compensa recorrer às agências de viagens, onde é possível adquirir pacotes com voo e estadia em regime de tudo incluído por cerca de 500€, dependendo da época do ano.