Avançar para o conteúdo principal

Londres, a essência cosmopolita


O Tamisa vê hoje no reflexo da sua amada uma cidade cosmopolita, que pegou emprestado um pedacinho de cada canto do mundo, abraçou diversas culturas e etnias e se transformou numa entidade incontornável do turismo internacional sem nunca perder o seu charme britânico. 


Caminhar pelas ruas da capital do Reino Unido é como contemplar as várias montras da Selfridges, em cada bairro encontrámos uma personalidade própria e somos transportados a diferentes dimensões, desde Westminster, coroado pelo “Big Ben” e emoldurado pelas imensas fileiras de altos palácios citadinos que relembram a era vitoriana, a Notting Hill, com o espetacular mercado de antiguidades de Portobello Road, até East End, onde se apresentam as típicas casas suburbanas de tijolo vermelho decoradas com graffitis, restaurantes indianos e placas publicitárias. 


Assim que conseguimos contar o troco em moedas estranhas com o valor pouco explícito, andar no famoso tube sem nos enganarmos no sentido, nos habituamos a olhar para o lado correto da estrada (as inscrições na passadeira ajudam muito, obrigado Londres!) e nos apercebermos que precisamos de um adaptador para usar a corrente elétrica, é impossível não nos apaixonarmos pelo ritmo fervoroso da capital britânica, pelo seu rigor monárquico, pela sua esplêndida arquitetura, pelo seu sotaque charmoso e sobretudo pela sua história avassaladora.

Podes encontrar mais informações sobre o funcionamento dos transportes em Londres clicando aqui.

  • Locais a não perder


Ponto de encontro de importantes artérias da cidade, Picadilly Circus é conhecido internacionalmente pelas suas enormes telas publicitárias que relembram a Times Square novaiorquina. Nesta zona fica também o M&M's World, para os amantes dos nossos amigos coloridos, uma passagem nesta loja de 3 andares, repletos de chocolate, irá tornar realidade os seus sonhos mais excêntricos.


Apesar de o seu nome oficial ser Elizabeth Tower, em homenagem à rainha Elizabeth II, a torre do relógio das Casas do Parlamento é frequentemente chamada de Big Ben, nome derivado do enorme sino que alberga. A sua arquitetura é fabulosa e a sensação de visitar o ex-libris de uma das mais importantes capitais do mundo é única. Logo atrás deste marco, é possível localizar a Westminster Abbey, palco de eventos monárquicos importantes, como coroações, casamentos e até mesmo funerais, este é provavelmente o mais mediático edifício religioso de todo o globo, logo a seguir à Basílica de São Pedro, no Vaticano. A sua história remonta ao séc. XI.


No lado sul do Tamisa, não faltam coisas para visitar. O imponente London Eye, que tal como a Torre Eiffel, foi construído com o intuito de ser uma estrutura temporária para comemorar o novo milénio e tal como ela, ainda hoje permanece no local, tornando-se o deleite de muitos turistas com a vista panorâmica fantástica que oferece da cidade.


Aqui fica também a London Dungeon. É talvez das atrações turísticas da cidade menos conhecidas internacionalmente, no entanto, a experiência que nos proporciona é simplesmente fenomenal. A masmorra propõe-se a contar a história mais negra de Londres de uma forma criativa, assustadora e ao mesmo tempo divertida, entre cenários cuidadosamente elaborados, personagens representadas por excelentes atores e momentos de suspense bem conseguidos, esta atração faz valer a pena o dinheiro investido.

Para além de todas estas atrações, a margem sul do Tamisa oferece-nos uma vista arrebatadora sobre a área de Westminster e um deslumbrante pôr-do-sol.


Reconhecida como um símbolo do poder industrial do Reino Unido e uma obra prima da engenharia do seu tempo, a bela Tower Bridge reluz sobre o Tamisa com todo o seu esplendor. Hoje é possível caminhar sobre o chão de vidro dos corredores superiores. Adjacente à ponte, a Torre de Londres, apesar de ter sido o local onde muita gente perdeu a cabeça (literalmente) no passado, hoje é conhecida por guardar afincadamente as valiosas Jóias da Coroa. Foi mandada edificar no séc XI pelo primeiro rei de Inglaterra, William the Conqueror.


Localizado num edifício com uma arquitetura megalómana e de uma beleza incrível, com o espólio mais interessante e divertido que tive a oportunidade de visitar e juntando a isso o facto de nos proporcionar tudo isto de uma forma completamente gratuita faz com que o Museu de História Natural salte para o topo de coisas a visitar na capital britânica. 


Na mesma área, situa-se o Royal Albert Hall, Idealizado por Alberto, amante das artes, esta infraestrutura é hoje palco dos mais variados eventos culturais e musicais. A sua arquitetura evoca o classicismo romano e o próprio formato assemelha-se ao Panteão de Roma. Após a morte do seu príncipe consorte, a rainha Vitória mandou edificar o Albert Memorial, belo em todas as suas facetas, relembrando a grandeza do império britânico e do amor entre os dois monarcas.


Sede da monarquia britânica, o fantástico Buckingham Palace, reconhecido em todo o mundo, é visitado diariamente por centenas de turistas que esperam conseguir um vislumbre da rainha. Para além disso, outra das suas atracções é a Changing of the Guard, uma cerimónia de troca da guarda real (guardas de chapéus pretos, altos e peludos) que acontece em todas as segundas, quartas, sextas e domingos, por volta das 10:45. Convém chegar mais cedo para assegurar um bom local para ver a parada.


Como eu gosto de lhe chamar, o British Museum é o "cofre do mundo", nele estão contidas peças importantes da história da humanidade, a maioria delas recolhidas de uma forma um tanto, diga-se, ilegítima. Não obstante, é possível observar estátuas da ilha da Páscoa, fragmentos do Pártenon ateniense, esfinges egípcias, a pedra de Roseta e outros tantos artefactos extremamente valiosos.


Bem além de Chinatown, no coração de Holland Park, encontrámos o Kyoto Garden, nestes jardins é possível encontrar a paz no meio da azáfama da grande metrópole, proporcionado-nos o espírito, o ambiente e a influência da magia oriental num espaço verde recheado de cascatas, lanternas, pavões e esquilos muito fofinhos!


Um pouco mais a norte, o Portobello Street Market é um verdadeiro antiquário a céu aberto, mas não se fica por aqui. Portobello Road consegue presentear-nos com uma autêntica viagem no tempo e simultaneamente uma atmosfera única, com os seus músicos, comerciantes e todo o fervor que gera à sua volta. Ao sábado de manhã é altura ideal para lhe prestar uma visita uma vez que é neste dia que o mercado toma a sua verdadeira forma e claro que há-que se aproveitar a hora de almoço para degustar a enorme variedade de comida barata.

A pensar em visitar Londres sozinha(o)? Clica aqui para ficares a saber como foi a aventura da Laura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer check-in online na Ryanair

Mediante os preços praticados por esta companhia, é exigido ao cliente a realização do processo de check-in online, que consiste na recolha de dados pessoais dos passageiros. O check-in abre 30 dias antes de cada voo para reservas com assentos reservados e 7 dias antes para as restantes reservas, pode ser realizado até 2h antes da viagem. A falta da realização deste procedimento e a não apresentação dos cartões de embarque no aeroporto no momento da partida, pressupõe o pagamento de uma taxa suplementar de 70€. 1º Passo - Seleccionar a opção de check-in online na página inicial da Ryanair; 2º Passo - Escolher uma das opções para introduzir os dados da viagem. Eu opto sempre pela 3º uma vez que é a única que não exige o número de reserva nem outros dados específicos; 3º Passo - Será apresentada uma página com os prazos de abertura do check-in, entre outras informações adicionais. Após a sua leitura, clica em continuar. 4º Passo - Colocar um visto no no

Como fazer check-in online na Easyjet

1º Passo - Abrir o site da Easyjet e clicar em "Check-online" no canto superior direito. 2º Passo - Na janela que vai aparecer, preencher com o último nome do passageiro e com o número de referência da reserva que se encontra no email que recebeste. 3º Passo - Clicar na barra de "Check-in" do voo de ida. 4º Passo - Vai surgir uma janela para se optar por um seguro de viagem, no entanto eu nunca utilizo porque para além de achar que é um gasto supérfluo, penso que é desnecessário em viagens de pequeno curso. 5º Passo - Caso necessites de algum extra de última hora, como a possibilidade de escolher lugar ou adicionar bagagem de porão, este é o momento para o fazer. Caso contrário basta clicar em "Continuar para o check-in" no canto superior direito. 6º Passo - Este passo é referente a segurança a aeroportuária e contém avisos sobre o que não se pode transportar na mala de cabine. Após atentar sobre todos eles

Djerba, o paraíso turquesa

A ilha de Djerba encontra-se a poucos quilómetros da costa da Tunísia, estando ligada por uma "calçada romana" ao continente. O destino paradisíaco é cada vez mais procurado pelas suas águas quentes e cristalina, pela areia fina pontilhada por palmeiras e pelo clima mediterrâneo temperado com o calor árido trazido pelos ventos do deserto. Dada a escassez de água na ilha, a "calçada romana" permite também o fornecimento de água através de condutas que abastecem os luxuosos resorts turísticos. Eu recomendo o Seabel Aladin Djerba , um resort de 3 estrelas, com uma relação qualidade-preço imbatível, com praia privativa incrível e limpa, muita animação e uma piscina que bate qualquer estância de 4 estrelas. A melhor forma de chegar à ilha é através do Aeroporto de Djerba-Zarzis e neste caso compensa recorrer às agências de viagens, onde é possível adquirir pacotes com voo e estadia em regime de tudo incluído por cerca de 500€, dependendo da época do ano.