Avançar para o conteúdo principal

Girona, pitoresca e medieval


Longe da azáfama de Barcelona, algures no nordeste da Catalunha, situa-se uma pequena cápsula do tempo chamada Girona. Esta cidade, tornada ilustre pela série de televisão Game of Thrones, transporta-nos para o tempo dos reis e princesas e em simultâneo nos lembra de Florença, com as casinhas coloridas penduradas sobre o rio Onyar.


Apesar de possuir um aeroporto a pouco menos de 10 quilómetros, que eu tenha conhecimento, nenhuma companhia aérea faz ligação direta a Portugal. Sendo assim, decidimos aproveitar a ocasião de visitar Barcelona para alugar um carro e partir numa road trip à descoberta do norte da Catalunha. Bastou uma breve pesquisa para adicionar Besalú e Aiguablava à lista de paragens obrigatórias.


Como qualquer cidade espanhola que se preze, também Girona possui várias ruas e praças de acesso pedonal, com uma grande oferta de lojas e restaurantes a preencher as galerias circundantes. A noite é igualmente agitada e não faltam pequenos bares nas ruas calcetadas por pedras centenárias, e acreditem quando digo que me diverti bem mais do que em Barcelona, por bem menos!


O marco mais icónico da cidade é a catedral e se puxarmos pela imaginação conseguimos ainda vislumbrar Cersei Lannister a descer nua pela escadaria, com sinos a tilintar no meio dos insultos do povo. A construção do edifício iniciou-se no século XI e prolongou-se por várias centenas de anos, o que resultou numa mistura de estilos arquitectónicos, desde o românico ao barroco, passando também pelo gótico.


A magia exacerba-se na Páscoa, altura em que à semelhança do que acontece um pouco por toda Espanha, ocorrem procissões que recriam a crucificação de Cristo, com direito a soldados romanos e uns militantes um quanto macabros com chapéus pontiagudos.


Toda a arquitetura é bastante apelativa e vale a pena explorar, a cada esquina, encontramos um cenário retirado de uma pintura medieval e é prudente andar sempre de câmara na mão. Na foto acima vemos a escadaria do convento de Sant Martí Sacosta.

Também as pontes sobre o rio proporcionam perspectivas interessantes para o casario pitoresco e vale a pena uma visita aos banhos árabes e a todo o quarteirão judeu, com as suas ruas apertadas apetrechadas de lojas de lembranças.


O centro histórico da cidade encontra-se, em grande parte, cercado por uma muralha que data do século XIV, possui jardins escondidos e várias torres que oferecem vistas incríveis sobre King's Landing (err, desculpem!), Girona, tornando-se inevitável que a música do genérico da série da HBO nos ecoe no cérebro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer check-in online na Ryanair

Mediante os preços praticados por esta companhia, é exigido ao cliente a realização do processo de check-in online, que consiste na recolha de dados pessoais dos passageiros. O check-in abre 30 dias antes de cada voo para reservas com assentos reservados e 7 dias antes para as restantes reservas, pode ser realizado até 2h antes da viagem. A falta da realização deste procedimento e a não apresentação dos cartões de embarque no aeroporto no momento da partida, pressupõe o pagamento de uma taxa suplementar de 70€. 1º Passo - Seleccionar a opção de check-in online na página inicial da Ryanair; 2º Passo - Escolher uma das opções para introduzir os dados da viagem. Eu opto sempre pela 3º uma vez que é a única que não exige o número de reserva nem outros dados específicos; 3º Passo - Será apresentada uma página com os prazos de abertura do check-in, entre outras informações adicionais. Após a sua leitura, clica em continuar. 4º Passo - Colocar um visto no no

Como fazer check-in online na Easyjet

1º Passo - Abrir o site da Easyjet e clicar em "Check-online" no canto superior direito. 2º Passo - Na janela que vai aparecer, preencher com o último nome do passageiro e com o número de referência da reserva que se encontra no email que recebeste. 3º Passo - Clicar na barra de "Check-in" do voo de ida. 4º Passo - Vai surgir uma janela para se optar por um seguro de viagem, no entanto eu nunca utilizo porque para além de achar que é um gasto supérfluo, penso que é desnecessário em viagens de pequeno curso. 5º Passo - Caso necessites de algum extra de última hora, como a possibilidade de escolher lugar ou adicionar bagagem de porão, este é o momento para o fazer. Caso contrário basta clicar em "Continuar para o check-in" no canto superior direito. 6º Passo - Este passo é referente a segurança a aeroportuária e contém avisos sobre o que não se pode transportar na mala de cabine. Após atentar sobre todos eles

Djerba, o paraíso turquesa

A ilha de Djerba encontra-se a poucos quilómetros da costa da Tunísia, estando ligada por uma "calçada romana" ao continente. O destino paradisíaco é cada vez mais procurado pelas suas águas quentes e cristalina, pela areia fina pontilhada por palmeiras e pelo clima mediterrâneo temperado com o calor árido trazido pelos ventos do deserto. Dada a escassez de água na ilha, a "calçada romana" permite também o fornecimento de água através de condutas que abastecem os luxuosos resorts turísticos. Eu recomendo o Seabel Aladin Djerba , um resort de 3 estrelas, com uma relação qualidade-preço imbatível, com praia privativa incrível e limpa, muita animação e uma piscina que bate qualquer estância de 4 estrelas. A melhor forma de chegar à ilha é através do Aeroporto de Djerba-Zarzis e neste caso compensa recorrer às agências de viagens, onde é possível adquirir pacotes com voo e estadia em regime de tudo incluído por cerca de 500€, dependendo da época do ano.