Avançar para o conteúdo principal

Samaná, o caribe da natureza


Quando pensamos em Caraíbas, muito provavelmente não será Samaná o primeiro nome que nos ocorre, e ainda bem. Apesar de estar a ganhar cada vez mais fãs, esta pequena península no norte da República Dominicana é ainda um pequeno tesouro escondido, recheado de recantos naturais para descobrir e paisagens deslumbrantes!


O primeiro grande trunfo surge logo a escassos metros do resort, são quilómetros e quilómetros de praias praticamente desertas! Sem zonas concessionadas por hotéis apetrechadas de espreguiçadeiras, as palmeiras vingam pela orla costeira, inclinando para a água quentinha e para a areia fina que toca os nossos pés. Este cenário quase exige uma caminhada diária pelo pôr-do-sol, que transforma o céu  num verdadeiro espetáculo de cor.


Ficamos hospedados na zona de Las Terrenas, onde milhares de peixes tropicais encontram casa nos inúmeros recifes de coral que pontilham o mar. É um local perfeito para os amantes de snorkeling, mergulho ou outras atividades ligadas à agua, como o kayak e catamarã, onde podemos flutuar a escassos centímetros dos recifes e pudemos observar toda aquela vida submarina.


São várias as excursões oferecidas pelos operadores turísticos mas é incontornável a visita ao Parque Nacional Los Haitises. Esta área de protegida com mais de 800 quilómetros quadrados é uma incrível obra-prima da natureza, onde enormes colinas de calcário foram esculpidas pelo mar e decoradas de forma minuciosa pela flora ao longo de milhares de anos.


O parque aloja também inúmeras espécies de plantas e animais, incluindo, por exemplo, pelicanos e manguezais que criam a simbiose perfeita entre a água e a natureza. A floresta faz com que haja uma espécie de clima subtropical, em que a precipitação é frequente, portanto há que se ir mentalmente preparado para apanhar uma refrescante chuvinha à moda das Caraíbas.


Munidos de repelente de insetos e debaixo de uma humidade quase sufocante, aventurámo-nos pela selva para encontrar encontrar as cavernas outrora ocupadas por Nativos Americanos, decoradas com pictogramas destes habitantes pioneiros de Samaná.


Para os ansiosos em reviver o anúncio publicitário da Bacardi de 1991, é imprescindível visitar a paradisíaca ilha de Cayo Levantado e aproveitar a gastronomia e a hospitalidade local, seja para fazer compras de lembranças após mais umas horas ao sol na areia branca da ilha ou então apenas para dançar ao ritmo fervoroso e contagiante das músicas dominicanas. Ah! E quando já não houver dinheiro para mais lembranças, os locais estão sempre dispostos a trocar sapatilhas ou outros acessórios de moda, bem à moda antiga.


Outra das excursões que não podem deixar de fazer é ao El Limón. A cascata não tem estradas diretas, sendo que as únicas formas de acesso passam por uma caminhada pela selva ou por um inesquecível passeio a cavalo ao redor dos cursos de água e da vegetação. O percurso é lamacento e escorregadio e por segurança somos acompanhados por "voluntários" que esperam, claro, uma gratificação no final.


Após uns 40 minutos a cavalo e a pé por entre árvores de cacau e papaia, finalmente começámos a ouvir o som da água a cair e pouco depois nos deparámos com uma força impressionante da natureza, uma das coisas mais lindas que já tive a oportunidade de ver. A cascata estende-se pela rocha por vários metros até criar pequenas lagoas onde podemos nadar (no entanto, com algum cuidado ao entrar pois as rochas são escorregadias e não se consegue ver o fundo). A experiência de nadar debaixo de uma força desta dimensão é inexplicável e senti-me realmente um sortudo por a poder vivenciar.


A única parte dispensável desta excursão é a forma como os voluntários tratam os animais, e eu que sempre senti uma ligação especial aos cavalos estava a ficar bastante incomodado. No regresso ao rancho já cavalgava sozinho, e pus o guia a tirar fotos em vez de chatear a minha égua linda. 😂 Tirando esta situação, os voluntários são incansáveis e genuinamente preocupados com a nossa segurança, estão prontos a tirar fotos sempre que pedimos e são pessoas de origens humildes, de realidades diferentes da nossa e que precisam daquilo para viver e sustentar a família, portanto é importante contribuirmos com alguma ajuda monetária, o salário deles depende disso.


Não faltam bons motivos para visitar Samaná e a natureza que nos oferece foi para mim um fator determinante na escolha do destino. É também uma excelente alternativa para quem quer fugir às praias lotadas de Punta Cana, apesar de ser uma zona mais chuvosa, dada à densidade florestal. Contudo, a chuva não é de todo uma preocupação, pois 5 minutos depois já está um sol radiante e o calor húmido e abafado nunca nos abandona.

Se quiseres saber mais sobre a nossa viagem à República Dominicana, clica aqui para leres a revisão da Laura.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como fazer check-in online na Ryanair

Mediante os preços praticados por esta companhia, é exigido ao cliente a realização do processo de check-in online, que consiste na recolha de dados pessoais dos passageiros. O check-in abre 30 dias antes de cada voo para reservas com assentos reservados e 7 dias antes para as restantes reservas, pode ser realizado até 2h antes da viagem. A falta da realização deste procedimento e a não apresentação dos cartões de embarque no aeroporto no momento da partida, pressupõe o pagamento de uma taxa suplementar de 70€. 1º Passo - Seleccionar a opção de check-in online na página inicial da Ryanair; 2º Passo - Escolher uma das opções para introduzir os dados da viagem. Eu opto sempre pela 3º uma vez que é a única que não exige o número de reserva nem outros dados específicos; 3º Passo - Será apresentada uma página com os prazos de abertura do check-in, entre outras informações adicionais. Após a sua leitura, clica em continuar. 4º Passo - Colocar um visto no no

Como fazer check-in online na Easyjet

1º Passo - Abrir o site da Easyjet e clicar em "Check-online" no canto superior direito. 2º Passo - Na janela que vai aparecer, preencher com o último nome do passageiro e com o número de referência da reserva que se encontra no email que recebeste. 3º Passo - Clicar na barra de "Check-in" do voo de ida. 4º Passo - Vai surgir uma janela para se optar por um seguro de viagem, no entanto eu nunca utilizo porque para além de achar que é um gasto supérfluo, penso que é desnecessário em viagens de pequeno curso. 5º Passo - Caso necessites de algum extra de última hora, como a possibilidade de escolher lugar ou adicionar bagagem de porão, este é o momento para o fazer. Caso contrário basta clicar em "Continuar para o check-in" no canto superior direito. 6º Passo - Este passo é referente a segurança a aeroportuária e contém avisos sobre o que não se pode transportar na mala de cabine. Após atentar sobre todos eles

Medicamentos: o que precisa saber se for viajar de avião

Saber que medicamentos se pode levar numa viagem de avião é uma questão muito importante, não só para evitar atrasos no aeroporto, mas também para não ser barrado e ver a medicação deitada no lixo.  Embora a maior parte dos medicamentos de venda livre, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, possam ser transportados sem problema, todos os que precisarem ser indicados por um médico, como os anti-hipertensores ou antidiabéticos, devem ser acompanhados de receita médica. Assim, a  regra de ouro é: Todos os medicamentos prescritos por um médico devem ser acompanhados da receita médica, idealmente em português e inglês . Além disso, dependendo do país, ou países que se vai visitar, as leis sobre o uso de medicamentos variam (especialmente fora da União Europeia) e, por isso, deve-se sempre procurar saber sobre o tipo de medicamentos permitidos/de venda livre nesses países ou, melhor ainda, fazer uma consulta do viajante. Regras básicas para viajar com medicamentos Os medica