Avançar para o conteúdo principal

Memorial, uma cozinha memorável


Na primeira linha de mar, perto do farol de Leça da Palmeira, fica o Memorial, um restaurante cuja missão é entregar a autenticidade da cozinha mediterrânea num espaço contemporâneo, com paredes decoradas com móveis antigos e vista para o mar.


O preço médio da carta é de cerca de 20€ por pessoa, excluindo as bebidas. No entanto, é aqui que entra o nosso amigo mágico, o The Fork. Na aplicação é possível obtermos desconto de 30% sobre os preços tabelados e ainda podemos utilizar Yums para abatermos ainda mais o preço final.


Na primeira vez que lá fui, fiquei rendido a um delicioso bife Angus Black. A carne deste bife é proveniente de uma raça com aptidão genética para produzir carnes com maior suculência e sabor, desfazendo-se completamente na boca sem qualquer esforço. Podemos escolher três acompanhamentos e aqui recomendo o arroz basmati, as batatas gratinadas e os cogumelos. A bebida de eleição foi um tinto Portal de 2014.


Numa segunda oportunidade, a nossa opção recaiu sobre um arroz de tamboril e gambas. Para além  de extremamente bem confeccionado e da explosão de sabor a mar, é servido numa dose bem generosa, sendo que cada um de nós conseguiu servir-se três vezes. Acompanhamos a refeição com um vinho branco recomendado pelo senhor que nos serviu, que infelizmente esta memória de peixinho já não se recorda do nome nem do ano da colheita.


Quanto a sobremesas, optámos por uma bolo de bolacha com doce de ovos e uma espécie de mousse de chocolate. Na segunda visita, experimentámos um bolo de nozes e mel, também com doce de ovos. Confesso que as sobremesas ainda não estão ao nível dos pratos principais mas qualquer das opções é sempre uma boa forma de terminar a refeição!


Este espaço tem vindo a conquistar um lugar especial no meu ranking dos restaurantes do Porto, por razões que vão desde o ambiente acolhedor, à localização privilegiada, aos pratos cuidadosamente elaborados e ao atendimento personalizado. Ótimo para um almoço de trabalho ou até mesmo para um jantar a dois.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer check-in online na Easyjet

1º Passo - Abrir o site da Easyjet e clicar em "Check-online" no canto superior direito. 2º Passo - Na janela que vai aparecer, preencher com o último nome do passageiro e com o número de referência da reserva que se encontra no email que recebeste. 3º Passo - Clicar na barra de "Check-in" do voo de ida. 4º Passo - Vai surgir uma janela para se optar por um seguro de viagem, no entanto eu nunca utilizo porque para além de achar que é um gasto supérfluo, penso que é desnecessário em viagens de pequeno curso. 5º Passo - Caso necessites de algum extra de última hora, como a possibilidade de escolher lugar ou adicionar bagagem de porão, este é o momento para o fazer. Caso contrário basta clicar em "Continuar para o check-in" no canto superior direito. 6º Passo - Este passo é referente a segurança a aeroportuária e contém avisos sobre o que não se pode transportar na mala de cabine. Após atentar sobre todos eles...

Hurghada, o refúgio do Mar Vermelho

Como não amar um destino que combina praias surreais num país com uma das mais ricas heranças culturais do mundo? Hurghada é um paraíso de águas que se apresentam em tons de azul que não sabíamos que existiam e o lar de recifes de coral que só imaginávamos possíveis em aquários. Tudo isto envolto numa hospitalidade como nunca vi em outro país árabe. Localizada na margem oeste do Mar Vermelho, Hurghada é uma estância balnear com um ponto de partida estratégico para descobrir o Egito, estando a cerca de quatro horas de autocarro de Luxor e a seis do Cairo. Estes tempos são drasticamente reduzidos se optarmos pelo avião. Se, por outro lado, o objetivo passa por acelerar de moto 4 no deserto, mergulhar por entre corais ou apenas relaxar ao sol, não há qualquer problema, a oferta é extremamente diversa. A parte complicada é chegar lá, sendo que, na época baixa, não existem voos diretos a partir de Portugal, obriga-nos a trajetos com escala a preços, muitas vezes, nada simp...

Palatium, o palácio do gourmet

Aproveitando a Restaurant Week do The Fork, jantámos à luz das velas no Palatium, o restaurante do Pestana Palácio do Freixo. Localizado na margem do rio, o Douro serve de cenário para um fim de noite perfeito, candidato a um conto de fadas. Para quem não conhece, o The Fork é uma aplicação disponível para iOS e Android, que permite reservar e obter descontos especiais em restaurantes e ainda acumular pontos por cada reserva, que posteriormente se transformam em descontos adicionais. No período da Restaurant Week, que decorre até 11 de Março, é possível degustar um menu completo em restaurantes conceituados por apenas 20€ por pessoa (as bebidas não estão incluídas). O menu da campanha dá-nos a opção de escolher um de dois pratos para cada momento da refeição,  sendo constituída pela entrada, prato principal e sobremesa. Na imagem vemos um creme de abóbora assado, sementes, requeijão e cebolinho, servido como entrada. Divinal! Para prato principal, optámos...