Avançar para o conteúdo principal

Honorato Clérigos, para amantes do hamburguer


Visitei o Honorato por puro acaso: encontrei o restaurante na aplicação do "The Fork" enquanto tentava decidir onde poderia ir jantar no centro do Porto durante a semana.
Como apresentava boa classificação e tinha disponibilidade de mesa, marquei reserva... e que bem que fiz!

Primeiramente, o restaurante fica muito bem localizado: logo ali ao lado da torre dos Clérigos, na entrada da Rua Cândido dos Reis. E em segundo lugar, mas não menos importante: tem hambúrgueres absolutamente deliciosos, que me deixaram realmente impressionado!
(Podem ver as localizações e contatos dos diferentes Honorato's do país aqui!)


Quando se entra no espaço do restaurante, dá-se imediatamente de caras com um quadro a giz no qual se pode ler "Para evitar filas de espera, por favor não espalhe que comeu aqui o melhor hambúrguer do Porto" (pelos vistos estou a falhar ao pedido feito pelo restaurante). É uma frase simples, mas ambiciosa, que me deixou de imediato intrigado e ainda mais entusiasmado por provar o que ali se cozinha.


Fui sentado numa das mesas simpáticas do restaurante e foi-me entregue o menu. É um menu simples com 1 entrada, denominada de "mata-bixo", 14 opções de hambúrguer diferentes e 1 sobremesa, a famosa mousse de chocolate do Honorato. Duas das coisas mais interessantes que observei no menu foram:

  • Possuem uma opção "Troika", ou seja, uma versão mais em conta do hambúrguer (apenas com pão e carne);
  • E versões mini de todos os hambúrgues, que podem ser pedidas por quem come menos ou então por quem procura provar mais do que um hambúrguer durante a visita.
(Deixo aqui o link caso queiram ver todo o menu em pdf).


Infelizmente não pedi o "mata-bixo" como entrada e passei imediatamente para o hambúrguer (às vezes a gula fala mais alto!), mas pelo que percebi, o "mata-bixo" é feito com pequenas bolinhas de alheira panadas.
Pedi, então, um X-tudo, um hambúrguer com alface, tomate, queijo, bacon e ovo, e perguntaram-me o ponto da carne. Como acredito que um bom pedaço de carne deve ser sempre apreciado ligeiramente cru, pedi em ponto médio.

Quando chegou à mesa, era este o incrível aspeto do hambúrguer:


E o sabor não ficava nada atrás: cada dentada vem cheia de sabor e a carne é muito bem temperada, com o nível certo de sal e pimenta! O bacon é estaladiço e o ovo parece criado num qualquer episódio do Masterchef. As batatas era também deliciosas e bem fritas, mas quem brilha realmente no mundo dos acompanhamentos é a maionese de alho!

Para fechar a refeição, pedi a famosa mousse de chocolate do Honorato. Como sou fã de mousse artesanal, não fiquei desiludido com a sobremesa: é um creme rico de chocolate, muito cremoso e ligeiramente espesso, que faz as delícias de quem, como eu, também é um amante da mousse tradicional.

Por fim, resta-me dizer que o ambiente do restaurante é bastante agradável, bem decorado, trendy e com staff muito atencioso, que nos recebe sempre com um sorriso e que está disposto a responder a qualquer dúvida. O preço médio do menu é bastante acessível e, uma vez que existem diferentes opções, também não faltam escolhas para os diferentes bolsos (e gostos!). Este é, sem dúvida, um dos restaurantes que  mais recomendo no Porto, especialmente para quem está à procura de um local descontraído, com boa comida, preços acessíveis e logo ali, no centro histórico da cidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer check-in online na Ryanair

Mediante os preços praticados por esta companhia, é exigido ao cliente a realização do processo de check-in online, que consiste na recolha de dados pessoais dos passageiros. O check-in abre 30 dias antes de cada voo para reservas com assentos reservados e 7 dias antes para as restantes reservas, pode ser realizado até 2h antes da viagem. A falta da realização deste procedimento e a não apresentação dos cartões de embarque no aeroporto no momento da partida, pressupõe o pagamento de uma taxa suplementar de 70€. 1º Passo - Seleccionar a opção de check-in online na página inicial da Ryanair; 2º Passo - Escolher uma das opções para introduzir os dados da viagem. Eu opto sempre pela 3º uma vez que é a única que não exige o número de reserva nem outros dados específicos; 3º Passo - Será apresentada uma página com os prazos de abertura do check-in, entre outras informações adicionais. Após a sua leitura, clica em continuar. 4º Passo - Colocar um visto no no

Como fazer check-in online na Easyjet

1º Passo - Abrir o site da Easyjet e clicar em "Check-online" no canto superior direito. 2º Passo - Na janela que vai aparecer, preencher com o último nome do passageiro e com o número de referência da reserva que se encontra no email que recebeste. 3º Passo - Clicar na barra de "Check-in" do voo de ida. 4º Passo - Vai surgir uma janela para se optar por um seguro de viagem, no entanto eu nunca utilizo porque para além de achar que é um gasto supérfluo, penso que é desnecessário em viagens de pequeno curso. 5º Passo - Caso necessites de algum extra de última hora, como a possibilidade de escolher lugar ou adicionar bagagem de porão, este é o momento para o fazer. Caso contrário basta clicar em "Continuar para o check-in" no canto superior direito. 6º Passo - Este passo é referente a segurança a aeroportuária e contém avisos sobre o que não se pode transportar na mala de cabine. Após atentar sobre todos eles

Transportes em Mykonos

A melhor forma de conhecer a ilha com total liberdade sem dependência de horários é, sem dúvida, alugar um carro ou uma moto-quatro. As scooters também são uma boa opção mas vale lembrar que na Grécia é necessário carta de mota para este tipo de transporte, ao contrário do que acontece aqui em Portugal. Quem acha que bicicleta é uma boa opção, pense novamente. O terreno bastante acidentado da ilha torna este meio de transporte inviável, principalmente porque o acesso para praticamente todas as praias é feito através de ruas que chegam a ter 20º de inclinação, aliando isto a temperaturas superiores a 30ºC faz-nos descartar a bicicleta, e acreditem em mim, eu tentei e acabei por abandonar a bicicleta em Elia no segundo dia 😂 Na falta de um meio de transporte próprio, a opção mais conveniente e barata são os autocarros que circulam por grande parte da ilha. A partir do centro, existem dois sítios de partida principais que variam consoante o destino pretendido, Frabika e