Avançar para o conteúdo principal

Restaurante Cruel, para os mais atrevidos


Com o slogan "A vida pode ser cruel. Coma e esqueça", o restaurante Cruel tem as suas portas abertas na Rua da Picaria nº 86 no Porto, ao lado de outros conhecidos locais trendy da cidade, como "Tábua Rasa", "Nabos da púcara" ou até a famosa "Champanheria da baixa".

Fonte: Porto24
Mas quem pensa que este é apenas mais um restaurante moderno no centro da cidade, engana-se. Com um conceito bastante inovador, o restaurante "Cruel" promete levar os visitantes numa viagem de sabores, completamente às cegas!

E é assim mesmo às "cegas" que nos é apresentado o principal fator diferenciador deste local: o menu!
Dividido em três partes, somos convidados a escolher a palavra que melhor nos define na hora de experimentar algo novo: seremos Medrosos, Cautelosos ou Cruéis?


Cada secção do menu apresenta diferentes opções para entrada, prato principal e sobremesa, que parecem ser construídas e descritas para representar a palavra que as apresenta. Assim, no menu:
  • Medroso - temos possibilidades mais familiares como "Cogumelos salteados", "Bacalhau com broa" ou a sempre apreciada "Mousse de chocolate";
  • Cauteloso - as opções vão-se tornando mais "arriscadas" mas ainda mantêm o seu ar trivial, com pratos como "Batatas bravas", "Francesinha dupla à diávola" ou "Espuma de baba de camelo com maçã caramelizada";
  • Cruel - percebemos que nada do que lá está nos parece familiar. Senão vejamos algumas opções: "Corações estufados e espetados", "Orelha de elefante com arroz de tomate" ou "Toucinho do inferno com petazetas".
Claro está, que é possível pedir e misturar os pratos das várias secções, não se ficando confinado a escolher apenas de uma das partes do menu. Podem ver todo o menu e os respetivos preços aqui, e ter uma melhor ideia do que vos espera neste restaurante.

No dia em que visitei o "Cruel" com um grupo de amigos, tivemos curiosidade em experimentar 2 entradas diferentes. As "bolas de Berlim com mousse de salmão e creme de wasabi", pois nos parecia invulgar o uso de um doce como entrada:


E o "Carpaccio de novilho com flor elétrica e pesto", já que várias pessoas do grupo (onde me incluo) são apaixonadas por esta entrada da culinária italiana!

Devo confessar que, embora ambas as entradas estivessem muito bem preparadas e fossem deliciosas, a que mais me surpreendeu foi o Carpaccio, não apenas pelo sabor, mas pelo fator surpresa da "flor elétrica" - que nada mais era do que um pedaço da flor de jambú que, quando mastigada, deixa uma sensação de dormência e formigueiro na língua, abrindo o palato para a descoberta de todos os sabores do carpaccio. Por isso deixo-vos uma dica: se experimentarem este prato, comam o carpaccio antes e depois de trincar a flor de jambú: vão ficar maravilhados com a diferença de sabor!

Flor de jambú que acompanha o Carpaccio
Como pratos principais, escolhemos várias opções, onde incluímos as "Bochechas de porco coradas, confitadas e grelhadas" e o "Lombo de salmão na brasa mal passado":


Assim como o "Novilho crú(el) com papadamus de especiarias" e o "Risoto de cogumelos em alucinação":


Deste grupo de 4 opções, devo admitir que a estrela foi o risoto. Isto porque, tal como o nome do prato indica, os cogumelos pareciam realmente "em alucinação" mexendo-se dentro do prato como se estivessem vivos! Se não acreditam, deixo-vos o desafio: peçam o risoto e observem espantados como o conteúdo do prato se move à vossa frente. Garanto-vos que é uma experiência única!

Por fim, para sobremesas, também fizemos um pequeno rodízio, escolhendo 3 opções diferentes: a "Torre de chocolate", o "Crumble de ruibarbo com algodão doce de morango" e a "Mousse de chocolate com crocantes de amêndoa":


Nas sobremesas, a que melhor marcou a diferença pareceu-nos ser a que incluía o algodão doce, pois não é comum ver esse ingrediente incluído na lista sobremesas de um restaurante. No entanto, e seguindo o padrão dos pratos anteriores, todas as sobremesas tinham um elevado grau de qualidade e sabor, fechando com chave de ouro uma das mais incríveis experiências que já tive num restaurante.

Assim, se procuram um local acolhedor, com bom gosto na decoração e acompanhado por pratos incrivelmente bem preparados e pensados "fora da caixa", não deixem de visitar o "Cruel". Com preços bastante acessíveis, este restaurante promete deixar-vos de boca aberta e com vontade de voltar rápido!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer check-in online na Ryanair

Mediante os preços praticados por esta companhia, é exigido ao cliente a realização do processo de check-in online, que consiste na recolha de dados pessoais dos passageiros. O check-in abre 30 dias antes de cada voo para reservas com assentos reservados e 7 dias antes para as restantes reservas, pode ser realizado até 2h antes da viagem. A falta da realização deste procedimento e a não apresentação dos cartões de embarque no aeroporto no momento da partida, pressupõe o pagamento de uma taxa suplementar de 70€. 1º Passo - Seleccionar a opção de check-in online na página inicial da Ryanair; 2º Passo - Escolher uma das opções para introduzir os dados da viagem. Eu opto sempre pela 3º uma vez que é a única que não exige o número de reserva nem outros dados específicos; 3º Passo - Será apresentada uma página com os prazos de abertura do check-in, entre outras informações adicionais. Após a sua leitura, clica em continuar. 4º Passo - Colocar um visto no no

Como fazer check-in online na Easyjet

1º Passo - Abrir o site da Easyjet e clicar em "Check-online" no canto superior direito. 2º Passo - Na janela que vai aparecer, preencher com o último nome do passageiro e com o número de referência da reserva que se encontra no email que recebeste. 3º Passo - Clicar na barra de "Check-in" do voo de ida. 4º Passo - Vai surgir uma janela para se optar por um seguro de viagem, no entanto eu nunca utilizo porque para além de achar que é um gasto supérfluo, penso que é desnecessário em viagens de pequeno curso. 5º Passo - Caso necessites de algum extra de última hora, como a possibilidade de escolher lugar ou adicionar bagagem de porão, este é o momento para o fazer. Caso contrário basta clicar em "Continuar para o check-in" no canto superior direito. 6º Passo - Este passo é referente a segurança a aeroportuária e contém avisos sobre o que não se pode transportar na mala de cabine. Após atentar sobre todos eles

Djerba, o paraíso turquesa

A ilha de Djerba encontra-se a poucos quilómetros da costa da Tunísia, estando ligada por uma "calçada romana" ao continente. O destino paradisíaco é cada vez mais procurado pelas suas águas quentes e cristalina, pela areia fina pontilhada por palmeiras e pelo clima mediterrâneo temperado com o calor árido trazido pelos ventos do deserto. Dada a escassez de água na ilha, a "calçada romana" permite também o fornecimento de água através de condutas que abastecem os luxuosos resorts turísticos. Eu recomendo o Seabel Aladin Djerba , um resort de 3 estrelas, com uma relação qualidade-preço imbatível, com praia privativa incrível e limpa, muita animação e uma piscina que bate qualquer estância de 4 estrelas. A melhor forma de chegar à ilha é através do Aeroporto de Djerba-Zarzis e neste caso compensa recorrer às agências de viagens, onde é possível adquirir pacotes com voo e estadia em regime de tudo incluído por cerca de 500€, dependendo da época do ano.