Avançar para o conteúdo principal

Do Porto a Djerba com a Tunisair


O voo até às minhas férias na ilha paradisíaca de Djerba foi realizado em regime charter pela Tunisair, a companhia aérea nacional da Tunísia. Por charter, quero dizer que normalmente esta companhia não voa para o Porto, tendo sido um serviço contratado temporariamente pela agência de viagens, e sem querer destruir o mistério do desfecho desta revisão, digo também que não se perde muito.


O trajecto decorreu sem sobressaltos, cumprindo os horários de partida e de chegada e com descolagens e aterragens suaves, apesar do vento que se fez sentir à chegada na ilha, demonstrando uma grande perícia por parte dos pilotos e da restante tripulação, que conseguiu acomodar os passageiros celeramente para que os horários fossem cumpridos.

A grande falha desta companhia aérea está na aeronave, um Boeing 737-600, claramente a mostrar sinais da sua idade avançada, nomeadamente na ferrugem da asa, nas condições dos assentos, dos tabuleiros e dos ecrãs de informação de percurso que mostravam um mapa rudimentar com cores que faziam lembrar um gameboy e texto que mal se conseguia ler. E não, não era por estar em árabe ou francês, porque até os números apareciam desfocados. 

Mas sem dúvida, o verdadeiro pesadelo para mim, um gajo com uns meros 1,80 metros de altura, foi aguentar 3 horas de viagem sem espaço para as pernas, com os joelhos a bater no banco da frente e sem conseguir encontrar uma posição confortável para dormir. A situação piorava consideravelmente quando a pessoa sentada à frente decidia reclinar o banco para trás completamente sem noção de que eu ficava quase com espaço suficiente apenas para mexer os olhinhos. Not good.


Surpreendentemente, a refeição, frango com caril, batata e legumes, estava muito boa e sendo eu um grande adepto de caril, caiu que nem ginjas! Para sobremesa tivemos uns biscoitos, muito populares por aquelas bandas. Quando nem em terra os tunisinos se safam no quesito da gastronomia, esta foi uma agradável surpresa.

No geral, não posso dizer que tenha sido uma má experiência, só não posso dizer que tenha sido uma experiência confortável. Ficou ali a bater nas viagens que faço com a Ryanair, com a diferença de não ter que pagar para comer, levar bagagem de porão ou ter as assistentes de bordo a acordar-me para vender raspadinhas. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer check-in online na Ryanair

Mediante os preços praticados por esta companhia, é exigido ao cliente a realização do processo de check-in online, que consiste na recolha de dados pessoais dos passageiros. O check-in abre 30 dias antes de cada voo para reservas com assentos reservados e 7 dias antes para as restantes reservas, pode ser realizado até 2h antes da viagem. A falta da realização deste procedimento e a não apresentação dos cartões de embarque no aeroporto no momento da partida, pressupõe o pagamento de uma taxa suplementar de 70€. 1º Passo - Seleccionar a opção de check-in online na página inicial da Ryanair; 2º Passo - Escolher uma das opções para introduzir os dados da viagem. Eu opto sempre pela 3º uma vez que é a única que não exige o número de reserva nem outros dados específicos; 3º Passo - Será apresentada uma página com os prazos de abertura do check-in, entre outras informações adicionais. Após a sua leitura, clica em continuar. 4º Passo - Colocar um visto no no

Como fazer check-in online na Easyjet

1º Passo - Abrir o site da Easyjet e clicar em "Check-online" no canto superior direito. 2º Passo - Na janela que vai aparecer, preencher com o último nome do passageiro e com o número de referência da reserva que se encontra no email que recebeste. 3º Passo - Clicar na barra de "Check-in" do voo de ida. 4º Passo - Vai surgir uma janela para se optar por um seguro de viagem, no entanto eu nunca utilizo porque para além de achar que é um gasto supérfluo, penso que é desnecessário em viagens de pequeno curso. 5º Passo - Caso necessites de algum extra de última hora, como a possibilidade de escolher lugar ou adicionar bagagem de porão, este é o momento para o fazer. Caso contrário basta clicar em "Continuar para o check-in" no canto superior direito. 6º Passo - Este passo é referente a segurança a aeroportuária e contém avisos sobre o que não se pode transportar na mala de cabine. Após atentar sobre todos eles

Djerba, o paraíso turquesa

A ilha de Djerba encontra-se a poucos quilómetros da costa da Tunísia, estando ligada por uma "calçada romana" ao continente. O destino paradisíaco é cada vez mais procurado pelas suas águas quentes e cristalina, pela areia fina pontilhada por palmeiras e pelo clima mediterrâneo temperado com o calor árido trazido pelos ventos do deserto. Dada a escassez de água na ilha, a "calçada romana" permite também o fornecimento de água através de condutas que abastecem os luxuosos resorts turísticos. Eu recomendo o Seabel Aladin Djerba , um resort de 3 estrelas, com uma relação qualidade-preço imbatível, com praia privativa incrível e limpa, muita animação e uma piscina que bate qualquer estância de 4 estrelas. A melhor forma de chegar à ilha é através do Aeroporto de Djerba-Zarzis e neste caso compensa recorrer às agências de viagens, onde é possível adquirir pacotes com voo e estadia em regime de tudo incluído por cerca de 500€, dependendo da época do ano.